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Salvação86

Salvação86

09
Jan22

Dicas sobre como gerir o stress

Vieira

Mantenha as coisas simples e breves: -Evite divagar e dar sermões -seja curto e agradável Ouvir é tão importante quanto falar-provavelmente ainda mais. Ouça para compreender e criar empatia, não para resolver o problema: não seja o resolvedor dos problemas, ensine a pescar e não a comer o que já está pescado. Escolha quando e onde falar- é importante ter sentido de oportunidade Não tente abordar alguém que esteja cansado ou aborrecido ou ocupado (exemplo: não abordar as pessoas quando estão para ir para o trabalho, nem quando estão para se deitar e dormir) Pergunte: qual a melhor hora para ti? Distinga o conteúdo do processo: • qualquer discussão tem duas partes Ouvir a realidade da outra pessoa: • requer disciplina e mente aberta, aprenda e não julgue. Evite conversas de certo ou errado, bom ou mau, perder ou ganhar: Uma conversa é um debate de ideias e não uma competição para se ganhar o trofeu. É uma partilha de sentimentos ou uma tentativa de resolver o problema (questão por resolver) Não aceite nem prometa aquilo que não consegue cumprir, dê a conhecer as suas preocupações e negoceie um prazo que seja realista Se não tiver a certeza se consegue cumprir ou não, aceite o trabalho condicionalmente e expresse as suas reservas. É melhor comprometer se com pouco e ir além do prometido do que o contrário/inverso. Calcule um espaço de tempo realista e depois adicione um período de proteção: • não faça um plano demasiado apertado. • Deixe espaço para interrupções e imprevistos, como avarias de computador. Faça planos antecipadamente- organize. Tenha o trabalho agendado. Separe a tarefa em partes, com períodos de tempo para cada uma delas. Comece o mais cedo possível-não deixe para amanha o que pode fazer hoje, mas também nada é uma sangria desatada Evite o perfecionismo, espacialmente na fase inicial do projeto. Pode sempre aperfeiçoar mais tarde, se houver tempo e dinheiro. Se estiver atrasado no prazo, analise as opções com o seu chefe, poderá pedir-lhe: • Ajuda extra • Dispensa de outros deveres • Um ajuste à envergadura do projeto • Para voltar a avaliar as prioridades da tarefa e decidir que elementos é que são essenciais e quais é que podem ficar para mais tarde • Ajudá-lo a determinar a data preferencial de entrega do trabalho e o ponto de não retorno (o verdadeiro fim do prazo) Mantenha as pessoas a par através de relatórios regulares sobre o processo do trabalho: se estiver a ficar atrasado, informe o mais cedo possível.

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